Teatro | Crítica Instantânea | RITA LEE MORA AO LADO: toque a campainha…

…e espere ela atender. Ela vai te atender.

Rita-Lee-Mora-ao-Lado

Devido ao sucesso de público, a adaptação teatral do livro “Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock”, do escritor e músico Henrique Bartsch, a peça Rita Lee Mora ao Lado foi prorrogada até 23 de novembro. Pouco mais de um mês. Corre que dá tempo.

Dizer que a Mel Lisboa interpreta Rita Lee no palco do Teatro das Artes no Shopping Eldorado soa modesto. E como a personagem interpretada por ela, a ninfeta Anita da minissérie global, já dizia que “a modéstia é para os medíocres”, é mais cabível dizer aqui que ela DÁ VIDA a Rainha do Rock brasileiro de uma forma esplendorosa.

Mel disse em várias entrevistas que não é cantora. É uma atriz que canta. Ela sempre foi muito insegura com sua voz e ainda faz aulas de canto e fono. O treino constante claramente está fazendo muito bem. Não só mostra que é afinada como pegou cada trejeito vocal – cada respiração específica – da Rita. Voz é algo muito pessoal, é a identidade de cada pessoa, mas é possível, em uma faixa ou outra, dizer: “opa, a Rita Lee passou por aqui”.

Engraçado, porque Mel quase chegou a desistir do papel. Afinal, é uma responsabilidade imensa dar vida a um dos maiores ícones da música nacional. Ler, ouvir, estudar Rita oito dias por semana, 28 horas por dia: foi assim intensa a preparação de Mel para o papel. E o resultado ficou realmente digno. No final de agosto, a peça saiu de cartaz, desiludindo muitos fãs que perderam. Mas o sucesso foi tão estrondoso que a peça voltou aos palcos até 23 de novembro no Teatro das Artes no Shopping Eldorado em São Paulo.

ritalee2

Sobre a produção. A idéia surgiu há 4 anos, quando o diretor Marcio Macena leu o livro de Bartsch. Na peça, a trajetória de Rita é contada desde a infância até os dias de hoje por Barbara Farniente, interpretada por Carol Portes (pra quem não conhece, interpreta a Carol, amiga da Natália Klein na sitcom Adorável Psicose, transmitida pelo Multishow). Barbara foi vizinha de Rita e acompanhou de perto a vida da família da cantora. Detalhe: a mãe de Barbara era apaixonada pelo pai de Rita. Essa perspectiva sob a ótica da Barbara foi idéia da própria Rita. A peça não tem compromisso histórico ou cronológico, dando assim mais liberdade em relação aos fatos e a escolha das músicas. Por exemplo, aos 13 anos de idade, ao fazer xixi no sapato de um dos colegas na escola, Rita se faz de perplexa enquanto os amigos cantam “Erva Venenosa”. E as expressões faciais de Mel? Outro primor a parte. As caretas debochadas são o charme a parte.

dsc_0197-jpg

O repertório conta com 40 canções performadas ao vivo, incluindo Agora Só Falta Você (que abre o espetáculo lindamente), Lança Perfume, Baila Comigo, Mania de Você, Ovelha Negra, Esse Tal de Roque Enrow (essas duas últimas do disco Fruto Proibido, meu preferido dela) e também hits dos Mutantes como Hey Boy, Top Top e Panis et Circenses. Astros e estrelas da nossa música como Elis Regina, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, João Gilberto, Gal Costa, Tim Maia e Ney Matogrosso (interpretado pelo Fabiano Augusto, cuja presença de palco e performance vocal são óbvias) também fazem parte do espetáculo em diferentes épocas da vida de Rita, interpretados por atores extremamente competentes, em especial a atriz que faz a Hebe Camargo (Débora Reis) – que imitação bárbara. De chorar de rir.

Quando Barstch propôs a biografia à Rita, ela se negou dizendo que era somente pra “gente morta”. Daí ele a convenceu da proposta diferente das biografias convencionais e então ela deu sinal pra ele continuar. Lançada em 2006, a biografia foi um marco para os padrões biográficos. Infelizmente, Henrique faleceu em dezembro de 2011 em decorrência de uma parada cardíaca. Mas onde quer que ele esteja, ele com certeza está orgulhoso da recepção do público da adaptação do seu livro para os palcos.

Sem mais delongas, RITA LEE MORA AO LADO é uma peça válida tanto pra quem é fã veterano quanto pra quem quer conhecer mais o vasto repertório de Rita. Seja nos Mutantes, com Tutti Frutti, com Roberto de Carvalho ou sozinha, as canções icônicas marcaram gerações e vão fazer você cantar junto. Confira o trailer da peça no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=m9R5QfhkWjc

RITA LEE MORA AO LADO

Teatro das Artes – Shopping Eldorado

Av Rebouças, 3970 – Terceiro Piso.

Valores: De R$ 60 a R$ 100

Fotos do espetáculos tiradas por mim (ó, grande coisa)

IMG_20141011_212033268_HDR

IMG_20141011_215800209

IMG_20141011_221242385

IMG_20141011_223427717_HDR

IMG_20141011_213748870

IMG_20141011_213959592

IMG_20141011_231011509

E ah, surpresa mesmo foi ter conseguido parabenizar a Mel pessoalmente pela peça. Atenciosa, educada e simpática. Além de talentosa e linda, vamos combinar:

Mel

E com Fabiano Augusto (Ney Matogrosso): performance vocal e presença de palco IMPECÁVEIS.

Fabiano

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

outubro 2014
S T Q Q S S D
« jul   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Latest Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: