Les Misérables: uma breve crítica

Um aviso: O filme, é óbvio, é todo cantado. Quando digo todo, é todo mesmo. Todas as falas. Quem não gosta de musicais, provavelmente vai dormir e não vai querer tomar um chá de cadeira de quase 3 horas pra ouvir choros e melismas. Então, considerem-se avisados.

Les_Miserables-Slider_Character_Posters

Com 8 indicações ao Oscar, entre elas para Melhor Ator para Hugh Jackman, Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway e Mixagem de Som. O longa também venceu Globo de Ouro de Melhor Filme – Musical ou Comédia, Melhor Ator para Jackman e Melhor Atriz Coadjuvante. Espero que esses prêmios se estendam ao Oscar, não é mesmo?! Dia 24 de fevereiro, saberemos.

MUST SEE! Diferente de outras adaptações de musicais pro cinema, os vocais foram gravados AO VIVO no set de filmagem – só a orquestra e alguns instrumentos no estúdio. Este é um acontecimento inédito. Nem precisa falar do trabalho árduo que o editor de som teve que fazer.

jean-valjean-and-cosette-les-miserables-2012

Geralmente os vocais são gravados, mixados e ajustados no estúdio, pra soar o mais CRISTALINO possível. Na adaptação de Os Miseráveis, não. MUITO PELO CONTRÁRIO! Tom Hooper (diretor de O DISCURSO DO REI) nem se preocupou em deixar os atores com a voz magnânima. Esse é a característica crucial do filme, sabe? Manter tudo o mais natural possível. E como os atores gravavam as canções? Eles, com um ponto no ouvido, ouviam a canção tocada no piano.

Les-Miserables-48

Sempre soube que Anne Hathaway podia cantar num musical deste nível. Hugh Jackman, apenas quatro palavras: desgraçado da voz boa. Russell Crowe, bons vocais, mas não soa como o tipo de papel que ele está acostumado a fazer. Amanda Seyfried, linda demais, já tem experiência em musicais, por assim dizer. Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen dão o toque de humor necessário.

helena-les-miserables-2012-movie-32889304-1000-1500

Ainda vou ver de novo antes de sair de vez de cartaz. E ah, Suddenly tem que ganhar o Oscar de Melhor Canção Original.

les-miserables-image03

Mas o mais importante é o Oscar de Mixagem de Som. O trabalho do cão pra mixar todas aquelas vozes, bla bla bla, sem contar o fato de cada número ter sido gravado em torno de 10/11 vezes e não ganhar… SACANAGEM!

Enfim, é isso. Assistam. É.

Anúncios

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« dez   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Latest Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: