O Rei Leão – Especial

Nants ingonyama bagithi baba
(Sithi uhhmm ingonyama)
Nants ingonyama bagithi baba
(Sithi uhhmm ingonyama)

(Circle of Life, da trilha sonora original)

Picture 8

Só a abertura do filme tem a proeza de arrepiar e fazer qualquer marmanjo ficar com os olhos mareados e arrepiar todos os pêlos do corpo. Não é possível ser imparcial quando é pra falar do 32º longa metragem da Disney: o clássico O Rei Leão (The Lion King, 1994).

Depois de ficar um longo tempo longe dos holofotes – inclusive no que diz respeito a um relançamento digno em DVD e Blu-Ray – os estúdios Walt Disney resolveram presentear os fãs com o filme reeditado em 3D, com a dublagem original, que entrou em cartaz dia 26 de agosto deste ano nos cinemas nacionais. Nove meses foram necessários para a conversão e será apenas duas semanas de exibição. Ó, mundo cruel. Além disso, é claro, o longa será relançado em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D dois meses depois, em 28 de setembro, assim como O Rei Leão 2: O Reino de Simba e o O Rei Leão 3: Hakuna Matata que serão disponibilizados num box especial.

Picture 24

Picture 25

O jovem leão Simba, filho do Rei Mufasa e da Rainha Sarabi, anseia pelo dia em que se tornará rei e dono da Pedra do Rei. Seu nascimento irradiou felicidade ao reino, menos ao irmão mais velho de Mufasa, Scar. Ao ver suas chances de virar rei indo por água abaixo, ele planeja tirar o atual e o futuro rei do trono e não mede esforços para ter o que mais deseja. E consegue. Com a trágica morte de Mufasa, ele culpa Simba da morte do pai e o faz fugir, fazendo com que todos pensem que ele morreu. Desconsolado, o pobre leão foge das terras do reino e conhece o javali Pumba e o suricate Timão, que se tornam seus grandes amigos e ensinam a ele uma nova filosofia de vida, o Hakuna Matata (sem preocupações). Simba cresce e anos depois, ele reencontra sua melhor amiga Nala, que insiste pra que ele tenha consciência de suas funções de rei e retome seu lugar. E então ele deve escolher: uma vida “sem preocupações” ou seu dever de rei.

The-Lion-King-the-lion-king-541192_1024_768

A trilha sonora também merece destaque. Com instrumentais de Hans Zimmer, canções de Elton John e letras de Tim Rice (dos musicais Evita, Jesus Cristo Superstar). Circle of Life abre o filme com os vocais incríveis (e arrepiantes) do africano Lebo M, sugerido por Zimmer. I Just Can’t Wait To Be King alegra o filme com o sonho do pequeno e inocente Simba de se tornar rei. Hakuna Matata nos mostra a filosofia de vida de Timão e Pumba. E, claro, não podia deixar de falar de Be Prepared, que marca o início dos planos maldosos de Scar contra Mufasa e sua família. Os instrumentais …To Die For e King of Pride Rock são de chorar.  E as versões pop de Elton John para Circle of Life, Can You Feel The Love Tonight e I Just Can’t Wait to be King são igualmente incríveis. O Rei Leão teve quatro indicações ao Oscar, vencendo duas das estatuetas: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original para Can You Feel The Love Tonight.

Picture 10

O título original do filme seria King of the Jungle (O Rei da Selva), uma metáfora que explicaria o comportamento humano. Oportuno, mas não vingou, já que no filme não existe selva e sim savana. Outro considerado foi King of the Beasts (Rei das Feras), mas era complexo demais para a simples história de um “rei leão”. Então, ficou O Rei Leão mesmo.

O filme também envolveu polêmicas, como a “mensagem subliminar” na cena em que Simba se deita na beira do penhasco e mostra uma nova de poeira escrita SFX (Special Effects ou Efeitos Especiais). Algumas mentes maliciosas leram SEX e então a sigla foi removida para não criar mais problemas aos estúdios da Disney.

Com o advento do DVD no comecinho dos anos 2000, a Disney passou a relançar muitos clássicos em uma imagem melhor e etc e tal. O Rei Leão (e a trilogia completa) foi lançado pela primeira vez em DVD em 2003 com uma restauração de som e imagem fora de sério, além de extras fenomenais. Agora é a vez do Blu-Ray fazer a felicidade dos fãs deste clássico que nunca envelhece diante de nossas retinas.

Algumas pessoas perguntaram se o 3D ficou digno de se ver. Com sinceridade, a Disney soube usar muito bem a tecnologia a favor deste clássico. Algumas cenas, como o vôo do Zazu até a pedra do rei no início do filme, tornaram detalhes sutis realmente impressionantes. Uns amaram o 3D, outros xingaram muito no twitter. Não se deixem levar por estas dúvidas e vão assistir a esse clássico no cinema, porque duas semanas passam voando.

O Rei Leão (The Lion King)
Direção: Roger Allers, Robert Minkoff
Ano: 1994
Duração: 89 minutos
Gênero: Animação
Elenco (vozes originais): Matthew Broderick, Jeremy Irons, James Earl Jones, Nathan Lane, Ernie Sabella, Jonathan Taylor Thomas, Whoopi Goldberg

por Felippe Alves
Publicado também no Nerdvision

Anúncios

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

setembro 2011
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Latest Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: