Eternamente Michael

A prova concreta que a música pop e a cultura japonesa juntas podem dar certo

Por Felippe Alves

image

O mundo se preparava para o retorno do ano aos palcos. Michael Jackson – cantor, compositor, dançarino e, acima de tudo, rei do pop – se preparava para os 50 shows em Londres, que começariam em julho de 2009. Com ingressos da turnê This Is It esgotados em questão de minutos, os fãs receberam uma notícia inesperada: em 25 de junho de 2009, como uma vela que se apaga por falta de oxigênio, Jackson falece aos 50 anos em decorrência de uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles.

Um projeto estava sendo feito para comemorar a volta do astro aos palcos, porém tomou um rumo que ninguém esperava. Trata-se de um mangá com a vida e trajetória de Michael cujo título é Eternamente Michael, desenhado pelo professor de mangá Fábio Shin. A publicação tem por objetivo abordar a história do cantor dando importância ao emocional, ao sentimento dele no modo geral – seus medos, inseguranças, como funcionava sua mente, o sofrimento e etc. Além de Shin, Rafael Kirschne e a equipe da Escola Japan Sunset também assinam os desenhos.

Tudo começou em maio de 2009, quando Shin recebeu um convite de uma editora para criar mangás biográficos. Foi aí que ele sugeriu criar um mangá sobre o Rei do Pop. “Sempre fui fã do Michael, quando era pequeno era cover dele. Com a volta dele aos palcos, nada melhor do que homenageá-lo e mostrar nosso respeito e admiração por este artista que tanto influenciou a música pop”.

Os desenhistas e os roteiristas, Ledo Vieira e Joice Castilho, estavam exatamente no quinto capítulo quando receberam a triste notícia. “Estávamos muito envolvidos com o projeto, realmente ansiosos. Pensamos em desistir, mas a editora nos disse pra continuar. Minha equipe sonhava em entregar o mangá ao Michael, já que ele era um grande fã e colecionava alguns números”, disse Fábio Shin.

Contudo, não demorou a aparecer comentários maldosos em relação ao trabalho. “Nos chamaram de oportunistas e aproveitadores da imagem do Michael, mas o fato é que o mangá já estava sendo produzido muito antes do falecimento dele”, defendeu ele.

Diariamente, fãs mandam e-mails para a Escola Japan Sunset perguntando quanto tempo vai demorar a sair o volume dois do mangá. De acordo com Shin, Eternamente Michael terá um segundo volume, onde serão reveladas as verdades sobre o Michael, não o que a mídia divulgou. “Vamos desmentir algumas coisas e provar outras. Sei que é difícil agradar a todos, mas o que posso dizer é que os fãs que torceram o nariz no início vão olhar o trabalho com outros olhos e os que adoraram vão amar ainda mais”.

Mais uma vez, a cultura pop se funde com a japonesa e torna possível o aumento cada vez maior de fãs e admiradores com esta bela homenagem ao legado de Jackson.

Se você quiser adquirir o mangá do Michael Jackson, camisetas, bonecos personalizados ou tiver interesse no curso de mangá, conheça a loja virtual Caricatura em Mangá: www.caricaturaemmanga.com.br e confira também a página oficial do professor: www.fabioshin.com.

(Projeto Acadêmico do curso de Jornalismo – Otaku Magazine)

Anúncios

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

novembro 2010
S T Q Q S S D
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Latest Tweets

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

%d blogueiros gostam disto: