Mario? Que Mario?

Nessas minhas noitadas na internet, olha o que eu achei para o deleite de amantes de videogame (e isso inclui este blogueiro que vos fala): um site com músicas em alta qualidade dos jogos pra Super Nintendo: Super Mario World e Super Mario Kart.

image

Aqui eu citei só o Mario, mas tem vários jogos diferentes lá com a trilha pra baixar.

O site: http://www.vgmuseum.com/music/blog/snes/snesmusic.htm

Todos sabemos que o compositor Koji Kondo fez um excelente trabalho, né? Ele é o responsável pelas trilhas de Super Mario World e Super Mario World 2 – Yoshi’s Island.

image

Já os compositores da trilha do Mario Kart foram Taro Bando e Soyo Oka. Interessante ter essas músicas em alta qualidade, dá pra personalizar o celular e blá blá blá.

image

Sétimo lugar, Mario? Cadê a moral? Você é o protagonista!

Só de ver essas imagens já dá uma nostalgia. Que Wii ou PSP… Esses jogos velhos que realmente ruleiam, seus tecnológicos.

– Que tal falar um pouco sobre o Mario?
– Mario? Que Mario?
– Aquele do videogame.
– Ah, tá.

Originalmente chamado de Jumpman (maior habilidade dele, pular), Mario foi criado pelo japonês Shigeru Miyamoto em 1981. Gordo, baixo e bigodudo Mario. Ele foi baseado no Popeye, que tinha como objetivo salvar a Olívia Palito do Brutus. Logo em seguida, a Nintendo perdeu os direitos autorais do Popeye e Miyamoto foi obrigado a criar outro jogo usando características do anterior. Daí surgiu o jogo Donkey Kong (substituto do Brutus), que foi onde o Mario apareceu pela primeira vez com o nome de Jumpman que, pulando de nível em nível, tinha que salvar a namorada Pauline (substituta da Palito) das garras do macaco gigante. Agora vocês querem saber: como ele mudou de Jumpman pra Mario? Um funcionário da Nintendo percebeu que o personagem tinha uma semelhança com Mario Segalli, um italiano dono de um escritório da Nintendo em Nova York.

 

Idêntico, não é mesmo?

No jogo seguinte, Miyamoto inverteu os papéis. No jogo Donkey Kong Jr, Mario (sim, o nome mudou a partir deste jogo!) aparece como vilão e Donkey Kong Jr tenta salvar o pai. E então, depois de um tempo, Mario entrou pelo cano. Literalmente. A partir da série Mario Bros, ele se tornou bacharel em Encanamento.

image

Importante ressaltar uma coisa: Miyamoto disse que nunca foi bom em desenhar cabelos. Imaginem ele num escritório de mangás e animes em geral:

– Sinto muito, senhor. Você não preenche o requisito (mostra desenho do Dragon Ball com cabelos ao vento) /tenso

Devido às limitações na época, Mario não podia mexer a boca, Miya colocou um nariz enorme e um bigode cobrindo a boca do encanador.

Luigi, irmão de Mario, é o oposto dele: é alto e magro.

image

Além do Bowser e seus comparsas, Mario & Luigi tinham outros dois inimigos: Wario e Waluigi. Sempre tem que ter ovelha negra, né? Impressionante.

– Ah, mas o Mario sempre foi o mais cool e isso e aquilo /ciúme

image 

O primeiro jogo da saga Super Mario Bros foi lançado em 1985 pro NES (NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM, conhecido como Nintendinho).

image

Pelo cartucho vir junto com o videogame, vendeu horrores e superou o Mickey nos Estados Unidos.

Quem é Mickey Mouse na noite?

Jogos de destaque

Em 1988, chegou o Super Mario Bros 2. Em 1989, o Super Mario Bros 3. Em 1991, pra Super NES, chegou finalmente o mais clássico: Super Mario World, considerado por muitos a obra-prima de todos os jogos do Mario. 1992: Super Mario Kart. 1995: Super Mario World 2 – Yoshi’s Island, onde o Yoshi tem que cuidar do pirralho Mario Bebê.

Nintendo 64: Mario 64, Mario Kart 64, Mario Tenis, Mario Party.

Nintendo Wii: Super Paper Mario, Super Mario Galaxy 1 e 2 e o ainda recente: New Super Mario Bros totalmente repaginado com elementos especiais dos jogos antigos, além de ter novos poderes e muitas coisas tris como a Propeller (hélice) Suit, roupa que permite que os jogadores voem

propeller-suit-new-super-mario-bros-wii-artwork

a Penguin suit, que congela os inimigos.

penguin-suit-new-super-mario-bros-wii-artwork

e a Flor de fogo, que… BAH, o nome já diz.

Image converted using ifftoany

Ah, até 4 jogadores podem jogar simultaneamente.

New-Super-Mario-Bros.-Wii_16

GameWorld 2010

Ocorreu em São Paulo, no shopping Frei Caneca, nos dias 30 e 31 de março, a convenção de games GAMEWORLD, que trouxe o ator norte-americano Charles Martinet, dublador do Mario, como convidado especial. 4 horas numa fila pra conseguir o autógrafo e uma foto com ele. EU PERDI ESSA FEIRA, posso chorar?

Enfim, Mario deve ser jogado por todas as idades. Quando sentir saudade da infância, baixe o emulador e seja feliz. Se ainda tiver o Super NES ou qualquer outro antecessor, melhor ainda.

Vestuário

Essa fantasia me pareceu mais autêntica, mais próxima da original. Sim, porque já vi várias com os tons diferentes e o ‘M’ do chapéu em uma fonte totalmente ‘nada a ver’.

Mario Suit

Colete

  E esse colete? Alguém pode me dizer onde comprar?

Mexendo no editor de áudio, peguei as músicas do Super Mario World e fiz uns experimentos. A música introdutória do Super Mario World INVERTIDA diz: MORRA SONIC! MORRA SONIC! e a música dos castelos INVERTIDA diz: QUEM É MICKEY MOUSE NA NOITE?

 

NOT

Anúncios

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Uma resposta para “Mario? Que Mario?

  1. Ouuuuuuuuuuuun amoooooooo MARIOOOOOO principalmente o kart *-*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

abril 2010
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Latest Tweets

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

%d blogueiros gostam disto: