Apple Records X Apple Computer

 

Pra quem não conhece essa história ou se esqueceu, eu vou relembrar o maior #EPICFAIL da história.

Apple Em 1968, os Beatles criaram o selo Apple Records, que lançou artistas como Yoko Ono, Billy Preston, Badfinger e outros. Além de servir de selo pra outros artistas, também passou a servir como selo para álbuns solos de cada um dos beatles depois da separação da banda em 1970.

ApplesEm 1976 foi fundada na Califórnia a empresa Apple Computer, Inc. Seus produtos mais famosos até hoje são os iPods, Macbooks (com o próprio sistema operacional, Mac OS), o reprodutor de música iTunes (que também possibilita a compra de música digitalmente), iPhone e etc.

A falha épica aqui é o seguinte: os fundadores da Apple Computer eram muito fãs dos Beatles, daí resolveram homenagear a banda colocando o nome do selo discográfico criado pela banda em 1968 na empresa. Ao invés de ficarem lisonjeados com a homenagem, a reação foi contrária: a gravadora moveu um processo judicial contra a empresa “às” da informática por essa singela homenagem. Em 1991, ambas as empresas fizeram um acordo: o advogado da gravadora, Geoffrey Vos disse que a Apple Computer poderia usar o logo da maçã, desde que não entrasse em mercados musicais. A Apple Computer rebateu dizendo que não quebrou o acordo visto que a empresa não trabalha necessariamente numa área musical e sim com serviço de download pago de música. A Apple Computer não retirou o logotipo dos produtos e o catálogo de cada beatle ‘solo’ está disponível no iTunes pra venda. Mas nada dos Beatles. A paz reina? Por enquanto sim. Quem sabe com os Remasters chegando, as empresas não selam um pacto de paz e disponibilizam os álbuns da banda pra venda no iTunes?

Anúncios

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

setembro 2009
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Latest Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: