O Escafandro e a Borboleta

Baseado em história real. O drama francês O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon, 2007) do diretor Julian Schnabel conta a história do redator da Revista Elle Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), amante assíduo da vida que subitamente tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral) só conseguindo piscar o olho esquerdo (pisca uma vez para sim e duas vezes para não) e aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, criando frases e parágrafos inteiros.

Por dentro, ele está completamente consciente de suas faculdades mentais e não consegue se conformar com o que acontece. No início do filme não é mostrado o rosto de Bauby, mostra apenas os médicos que sempre lhe davam esperanças e os efeitos da câmera fora de foco, exprimindo uma sensação de mal estar pra quem assiste, ou seja, a câmera funcionando como o olho do paciente.

Bauby, dentro de seu escafandro (não referindo literalmente ao escafandro, que é uma espécie de armadura de ferro e borracha que os mergulhadores usam, e sim como ele se sente em ter sua vida parada pela conseqüência da vida), pára de ter pena de si mesmo, como se a borboleta estivesse abrindo as asas para a liberdade. Mas a liberdade não é algo eterno e a vida prega muitas peças.

Bauby pede ajuda para sua enfermeira para escrever seu próprio livro, a base de piscadelas da mesma. A trilha sonora do filme é bem clássica, com muitos solos de piano, assim expressando, de fato, a estética de um filme europeu.

O Escafandro e a Borboleta é um drama bem roteirizado e dirigido com cenas impactantes que prenderá o espectador sem sombra de dúvidas.

 

Anúncios

Sobre Felippe Alves

Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Felippe Alves


Jornalista, 20 e poucos anos, amante assíduo da arte e da música. Dono do próprio blog. Sem sucesso pra trabalhar na área. Tenho células suicidas (elas não me suportam e colocam substitutas no lugar). Não sei o que é real ou o que é fantasioso. E definitivamente não sei lidar com MUITAS coisas.

What we´re gonna do right here is go back

agosto 2008
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Latest Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: